quarta-feira, 27 de março de 2013

Papa Francisco 'olha com alegria' para a Jornada no Rio, diz Dom Orani


Série de atividades vai comemorar os 100 dias que antecedem a JMJ.
Responsável pelo deslocamento do Papa vai visitar o Rio no final de abril.



Andressa GonçalvesDo G1 Rio
Neste segundo domingo (24) do seu pontificado, o Papa Francisco abriu a Semana Santa com a celebração da Missa de Ramos, na Praça São Pedro. Enquanto isso, dioceses do mundo inteiro também se reuniam para comemorar o Dia Mundial da Juventude. No Rio, o encontro aconteceu na Catedral Metropolitana do Rio, no Centro da cidade.
A missa foi presidida pelo arcebispo doRio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que reproduziu com alegria as palavras do pontífice, em Roma. “Nessa manhã, Papa Francisco convidou em várias línguas jovens do mundo inteiro a virem ao Rio. Ele se pôs a caminho convosco e olha com alegria para o mês de julho. Dessa vez, o Papa proclamou aos quatro cantos do mundo o compromisso de vir à jornada”, comemorou.
Arquidiocese do Rio celebrou Missa de Ramos na Catedral Metropolitana (Foto: Andressa Gonçalves)Arquidiocese do Rio celebrou Missa de Ramos na Catedral Metropolitana (Foto: Andressa Gonçalves)
O Papa proclamou aos quatro cantos do mundo seu compromisso de vir à Jornada"
Dom Orani
Depois da bênção, o arcebispo Dom Orani entregou um ramo a cada jovem que trabalha pela Jornada e pela juventude no Rio, representando os peregrinos de todos os continentes que virão à cidade. "Jovens, esses ramos que vocês estão erguendo lembram o povo de Jerusalém que também queria seguir a Cristo. O mundo vive a preparação para a jornada e vocês são os protagonistas."
O bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, também animou os jovens. "O Papa convocou todos os jovens à jornada e nossa arquidiocese é foco de atenção no mundo inteiro. O convite foi uma confirmação do que já tínhamos convicção. Os papas sempre vão à JMJ, mas ouvir ele marcar esse encontro foi um incentivo para nós. E são os jovens os protagonistas desse evento."
  •  
Dom Orani anunciou série de atividades para comemorar os 100 dias que antecedem a Jornada (Foto: Andressa Gonçalves)Dom Orani confirmou a visita de equipe do Vaticano
ao Rio no final de abril. (Foto: Andressa Gonçalves)
O arcebispo falou também de sua última viagem à Roma, para a posse do Papa Francisco, e confirmou a visita de uma equipe responsável pelo deslocamento do Papa, no final de abril, no Rio. "A nossa viagem à Roma foi muito importante. O Papa já sinalizou a possibilidade de aumentar a sua agenda na Jornada, considerando o tempo que ficará aqui e a distância das atividades. Mas são apenas convites, ainda não há nenhuma atividade confirmada. A única certeza é que é no Rio que ele vem."
Faltam quatro meses para a Jornada, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio. Os festejos para celebrar os 100 dias que antecedem o evento começam daqui a 20 dias com uma vigília na Igreja de S'antana, no Centro do Rio.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário